Metoludi

Três lentes: ferramenta criativa de associação de insights

Quantas vezes você já se sentiu travado criativamente? Quantas vezes, mesmo com muitas referências, pesquisa, as ideias não surgiam?

Não estamos inspirados e ativados criativamente 100% dos nossos dias, por isso precisamos de ferramentas criativas que auxiliem nosso repertório a conectar mais insights para transformá-los em ideias.

A criatividade nasce da associação de ideias dentro de um contexto pré-estabelecido. Ser criativo é “ligar pontos“, como já diria o incrível Steve Jobs. Mas ligar esses pontos e construir pontes gerando algo novo pode se tornar muito abstrato quando não temos um foco.

Quantas vezes você já participou de reuniões de Brainstorm que durante duas horas não saíram do básico?

Eu também já. Percebendo que técnicas como o Brainstorm não se sustentam sozinhas, desenvolvi uma ferramenta de associação criativa: As Três Lentes Associativas. Ela se baseia na conexão e geração de associações, podemos tornar o processo mais produtivo, possibilitando novas formas de observar, planejar e entregar uma ideia para um projeto.

Desenvolvi essa ferramenta na disciplina de Semiótica Aplicada em uma abordagem com meus alunos e fui aprimorando ao longo de dois anos na disciplina de Criatividade e Inovação (ambas disciplinas que leciono nos cursos superiores em Design e em Publicidade da Faculdade Satc).

O processo de aplicação da ferramenta se dá em três fases:

Fase 01 – Informações norteadoras

Aqui se preenche os campos (círculos maiores) com informações necessárias sobre o projeto (briefing), inspirações (conceitos) e o público que receberá a mensagem. Você pode preencher em tópicos, palavras-chave ou como preferir. Quanto mais informações nessa etapa, mais possibilidades de conexões você terá na fase 2.

Fase 02 – Associações criativas

Relacione os três campos entre si, por exemplo: os dados obtidos em inspiração com os dados obtidos em público, para conectar possibilidades nunca antes pensada. Faça relações entre os tópicos, gerando insights que poderão se transformar na ideia final.

Três lentes associativas por Diego Piovesan

Preencha os campos de conexão com seus insights. Nesse momento você pode ter inúmeras ideias. Quanto mais conexões, mais possibilidades. Esse é o momento de braisntorm que não se julga, apenas se escreve e amplia possibilidades criativas que nos conduzirão para fase 3.

Fase 03 – Ideia final

A partir das relações, construa a ideia final para necessidade do projeto. Ela pode surgir de uma única associação, como na composição de vários insights. Você pode utilizar várias pequenas ideias geradas nas intersecções para construir um planejamento mais encorpado, dependendo da necessidade de seu projeto.

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Hoje, além das aulas e workshops, utilizo a ferramenta em consultorias criativas para geração de alternativas inovadoras, seja para produtos ou serviços. 

Um exemplo da aplicação da ferramenta no mercado foi com a Cerâmica Portinari, onde facilitei um workshop criativo em conjunto com a equipe de Design, tendo a participação das designers Patricia Loch Zanivan e Alexandra Carpes, para uma coleção da marca que tinha como foco identificar conceitos das obras de Candido Portinari e transformá-las em revestimento. Com as conexões geradas no workshop, a equipe chegou ao resultado lançado ano passado e que pode ser conferido em algumas imagens abaixo.

Não foi fornecido texto alternativo para esta imagem
Cerâmica Portinari

Mais sobre este projeto, você pode ler na Revista 21 deste link.

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Canvas Três lentes

Agora lhe convido a fazer o download da ferramenta e utilizar em seus processos criativos. Deixe um comentário com crítica, sugestão ou novas ideias relacionadas a sua experiência e aplicação!

Até a próxima!

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